O QUE É SUSTENTABILIDADE

O Tripé da sustentabilidade   Fonte: FGV

   

Da tradução literal do francês, fica mais fácil compreender: durabilidade. Você consegue manter uma empresa aberta e com sucesso, uma vida ativa e satisfatória, um país funcionando, um planeta vivo? Por quanto tempo?


   De acordo com pesquisas da última década, se continuarmos consumindo como fazemos atualmente, precisaremos de mais de 3 planetas Terra para extraírmos os recursos naturais necessários. Como assim? Bom, os aparelhos eletrônicos, carros, material de construção, tudo o que usamos e o espaço que ocupamos é recurso natural consumido. Todos os tipos de plástico vem do petróleo, materia prima finita, ferro, aço, brita, água, energia, ar, clima, tudo isso junto é um sistema único e finito. Foi da percepção de que os recursos são finitos que nasceu o termo sustentabilidade, da noção de que o modelo atual em que vivemos é insustentável, não vai durar.

   Como ser sustentável? Não consuma por impulso, abra mão de coisas que você quer, mas que não mudarão em nada sua vida, abra mão do prazer momentâneo e pense na durabilidade deste prazer. Como ser eficiente e durável? Tirando o foco da eficiência financeira e balanceando com outras variáveis deste sistema:  pessoas e meio ambiente.

   A sustentabilidade ocorre no equilíbrio da economia, da sociedade e da natureza. Estas tres variantes são interdependentes no mesmo grau. Sem pessoas no mundo não dianta haver dinheiro, sem natureza não haverá pessoas, sem dinheiro pessoas e natureza entram em colapso. Assim, é no tripe que equilibra estas 3 variáveis em equilíbrio, sem privilegiar um ou outro, que está o ser sustentável.

A receita para transformar seu dia, sua empresa, sua casa em algo sustentável é: pare e observe. Tudo o que privilegiar um dos ítens do tripé vai causar desequilibrio e insustentabilidade no futuro. Pode ser necessário investimento. Quantos de nós pagariam mais caro por produtos mais sustentavelmente eficientes?

   Será que não está na hora dos governos diminuirem os impostos dos produtos sustentáveis?

   E ATENÇÃO: sustentável não é a empresa que planta árvores, mesmo que sejam milhões dela. Observe dentro da empresa, se há eficiência no uso da energia, dos recursos naturais envolvidos na produção, embalagens, transporte, tudo deve ser observado. Apenas se todas as etapas de produção de uma empresa/casa/indivíduo for sustentável ela pode receber este "selo", que oficialmente ainda não existe no Brasil. A certificação será tópico para outro post.

   Há uma medida para sustentabilidade que se chama pegada ecológica, uma alusão à devastação que cada um faz no planeta e que está colaborando para o colapso do modelo atual de produção e consumo. Meça a sua em http://www.pegadaecologica.org.br/

   Outro post será sobre porque comer carne e andar sozinho de carro é insustentável?

   Falaremos mais também sobre construção sustentável e dicas.

   Até lá!

Comentários