Ser Sustentável parte I


O homem pode causar no mundo impactos positivos ou negativos. Pra saber o resultado do seu impacto, você tem que observar interna e externamente.
Um dos primeiros impactos causados pelo homem ao nascer são: seu choro, impacto sonoro que alguns gostam outros não e seus resíduos, fezes e urina. Pensando assim, fica fácil perceber que diminuir seus impactos negativos significa repensar suas necessidades mais básicas.
Pensando nesse caso, nossos resíduos citados causam impacto onde, como e qual a extensão desse problema? Causam impacto direto no solo e no ar e a extensão desse problema vai desde a necessidade de espaço para tal destinação até as substâncias químicas produzidas e expelidas no ar e suas consequências. Ai está a extensão do problema: afetando o ar, afeta o clima e assim, toda a produção de alimento e outros bens de consumo e coloca em risco a sobrevivência dos seres vivos.

Então quer dizer que meu cocô pode afetar o clima e diminuir a produção de alimentos no planeta? Bem, não só o seu, mas temos que pensar enquanto um grupo de cidadãos do planeta e neste contexto sim, nós afetamos uns aos outros e agora produções e produtos  que dávamos como certas estão agora em risco porque demoramos pra perceber nossa responsabilidades.
SUSTENTABILIDADE = GERAR OU MANTER A BIODIVERSIDADE, dando o tempo da natureza refazer os recursos que dela extraímos.

Isso nos leva diretamente à idéia de valoração ambiental. O valor dos recursos naturais de forma que possamos mensurá-los nas nossas contas mensais. Não apenas a conta da luz, água e gasolina, mas também do que devastamos para abrir espaço para as construções civis, estradas, indústrias, mineração, etc. Tema pro próximo post.

Comentários