COMPOSTAGEM DOMÉSTICA


COMPOSTEIRA DOMÉSTICA: EM UM RECIPIENTE DE PLÁSTICO COM TAMPA, CUBRA O FUNDO COM 5cms DE TERRA E FOLHAS/GALHOS SECOS.
VÁ JOGANDO AS CASCAS DE VEGETAIS E SOBRAS DA SALADA, SEMPRE COBRINDO OS ALIMENTOS CRUS COM FOLHAS SECAS DE VARREÇÃO (PODE COLETAR NAS CALÇADAS) GALHOS E MAIS TERRA. EVITE USAR ALIMENTOS COZIDOS QUE FERMENTAM COM OUTRO TIPO DE BACTÉRIA QUE PODE SER NOCIVO.
AS VEZES AS SEMENTES DE FRUTAS QUE COMPOSTAMOS GERMINAM, VOCÊ RETIRÁ-LAS E PLANTAR NO SEU QUINTAL/VASO.
CASO JUNTE LÍQUIDO, DILUA EM 10X DE ÁGUA E REGUE SUAS PLANTAS, TAMBÉM É ADUBO!

ERVAS AROMÁTICAS PRODUZIDAS COM COMPOSTO DESTA COMPOSTEIRA

ERVILHA TORTA

ALFACE NO BAMBU


  Hoje em dia, todo mundo quer ser sustentável. Queremos que as empresas e o governo sejam sustentáveis... mas... o que fazemos para isso?

  Sabe-se que é necessário diversas mudanças de paradigma pra isso, mas se mudança real começa dentro da gente, então resolvi começar neutralizando os meus impactos negativos na Terra.


  Neutralizar impactos: reduzir os dejetos, reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa (gás carbônico, metano, óxido nitroso e outros). Decidi não jogar mais resto de alimento cru no lixo, pois são cheios de nutrientes e fazem excelente composto orgânico. Resolvi também diminuir meu uso de plástico e como não lembrar dos absorventes íntimos e fraldas. Aqui em casa, os dois são de tecido. Não dá tanto trabalho, basta se organizar: tenho os recipientes próprios pra higienizar os mesmos rapidamente.
Decidi levar meu 'lixo' reciclável às cooperativas que a aceitam, mesmo que não tenha coleta na minha casa. Afinal, não adianta esperar que o governo seja exemplo, temos que ser o exemplo pro governo e precioná-lo.

E como medida do dia-a-dia, todas as cascas e folhas de vegetais e sobras de frutas mergulham na composteira. Sustentabilidade é eficiência de recursos, portanto, reciclar nutrientes valiosos faz parte, principalmente para termos controle sobre o que comemos e não ter contato com venenos dos agrotóxicos.

Aproveite esta dica de composteira e faça, além dela, sua horta em casa!

Qualquer dúvida, escrevam.

Comentários

  1. Olá!!!

    Parabéns pela iniciativa.
    Tenho uma cozinha industrial de pequena escala, e produzimos cerca de 15 kg/dia de lixo para ser utilizado na compostagem. Tenho um modelo de baldes, baseado neste de caixas e também um sistema utilizando bombona de 240lts. Semana passada fiz a extração do chorume e tive uma surpresa. O cheiro não é muito agradável. É assim mesmo? Existe alguma forma do cheiro não ser tão forte. E quanto a coloração do chorume, como deve ser?

    Abraço!!!

    r.marinho.gomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpe não ter respondido sua pergunta, estou reativando este blog agora. Espero que ja tenha solucionado o problema, mas se não, o mal cheiro geralmente é proveniente por excesso de água no processo. A decomposição da matéria orgânica pelas bactérias decompositoras aquece e gera vapores dentro do pote que acaba humidificando demais a mistura. Por isso é necessário adcionar, além do seu composto proveniente da cozinhanindustrial, serragem ou uma porção equivalente a 30 a 40% da mistura de parte seca, podendo ser também folhas secas provenientes de varreção, pode ser com poeira, sem problemas.

      Excluir

Postar um comentário